quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Honrar Pai e Mãe!

Venho através deste chamar a atenção para estas palavras do título, ensinadas pelo Mestre Jesus e que necessitam de uma grande reflexão. No Mundo Moderno em que vivemos, trazemos como herança o pensamento que o futuro é dos jovens e assim mentalizando, acabamos por regrar em um entendimento equivocado de que esse "Mundo" pertence somente a eles e acabamos excluindo os que já o deixaram de ser.
Sim, equivocadamente fizemos isso acontecer e nossas crianças acabam pensando que não mais precisando dos indivíduos mais velhos, pois eles são os "senhores da vida", começam a descartar os idosos, desrespeitando, hostilizando-os, maltratando, abandonando, fazendo de tudo para os deixar "fora da sociedade em que vivem".
E infelizmente isso começa no próprio lar, os jovens começam cedo a revoltar-se contra os pais e estes não conseguem educá-los dentro das regras que foram educados, pois a própria sociedade acha tais normas ultrapassadas, dando razão para que esses mesmos jovens possam fazer o que bem entendem com seus pais, com os "mais velhos" e aí começa o ponto crucial.
Não respeitam os próprios pais, desrespeitam avós, tios e daí partem para a vida, vão para a escola e maltratam seus professores, desrespeitam também seus vizinhos e as demais pessoas que encontram na rua e em qualquer lugar.
Honrar Pai e Mãe, aqui entra o ensino mais sublime que devemos em família, se não prestarmos atenção no detalhe, no fundo moral destas palavras acabaremos por cometer este erro que tratamos acima. Os filhos devem aos pais não somente o amor, não somente o carinho, mas nos diz o Mestre em Honrar, ou seja, muito além do sublime amor, devemos o respeito por tudo o que por nós fizeram, honrar a educação, honrar os conceitos, os exemplos, o esforço que nossos pais fizeram para que pudéssemos ter uma vida, por mais simples que seja, mas a oportunidade de estarmos aqui, cumprindo os planos de Deus já nos dá a obrigação de sermos agradecidos.
Por esta razão é que devemos a eles a piedade filial, o dever de retribuir a eles com todo nosso respeito essas benesses que nos proporcionaram a vida em si já é algo a tornar-nos eternos devedores para com nossos pais e no momento que passamos a respeitá-los, fazendo a eles o que pudermos para terem uma vida tranquila principalmente quando a idade for avançando, saberemos como tratar nossos avós, nossos tios, vizinhos, mestres e todos mais, pois todos de alguma forma passaram pelas mesmas etapas que passamos, todos foram crianças, adolescentes e jovens, todos tiveram suas oportunidades e todos tiveram uma família, mesmo aqueles que as tem por empréstimo em alguns casos particulares, mas todos as têm.
Honrai a estes que são os exemplos de hoje, para que possam também tornar-se dignos de serem seguidos amanhã.
E pensem o futuro pertence a todos, pois viveremos sempre em sociedade, sem exclusões.

Miguel_@ngelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não se perturbe o teu coração. – Crê em Deus..."

O lar

Que as bençãos do Pai de Amor e Bondade sejam presentes na vida de cada um de nós. Que o Mestre Jesus consiga penetrar em nossos corações, t...