segunda-feira, 31 de julho de 2017

Educação e o futuro de nossos jovens!

Bem decidi voltar postar pois acho muito necessário nos dias atuais discutir sobre um grande mal que nos atinge diretamente e que por nossa própria culpa estamos desvirtuando, perdendo o nexo, a verdadeira razão no que diz respeito à educação.
Ouvi de minha filha certos comentários e refleti sobre a conversa que tivemos e interroguei-me: o que nós adultos estamos fazendo com nossas crianças, onde queremos chegar num futuro em que elas tornar-se-ão adultas e com as ideias distorcidas e com valores inversos que hoje estão "aprendendo" em seus lares?
Sei que em nossa sociedade a correria de nossa rotina atual não nos deixa tempo muitas vezes para dar a devida atenção aos rebentos que estão a nossa inteira responsabilidade de auxiliá-los a progredir moralmente, em inteligência e também espiritualmente, assim sendo muitos de nós delegou a missão da educação a terceiros e em algum ponto isso se torna falho e/ou acabamos exagerando em permissões e direitos para atenuar nossa falta em suas vidas.
Aí começa nosso maior erro, essas crianças não aprendem a conviver com um não e passam a querer tudo e achar que tudo é permitido em seu viver. Excluem outras crianças quando pensam que não merecem o convívio consigo por razões diversas e assim começam os sentimentos inferiores de orgulho, inveja, raiva, ódio e outros tantos que as levam a agir completamente descompensadas, principalmente quando recebem um não, quando são defrontadas, quando começam a lidar com crianças mais fortes, adolescentes que não compactuam com suas ideias e as afrontam, gerando assim os "desconfortos" de relacionamento que podem chegar muitas vezes e certamente chegam a picos de violência.
Por esta razão vemos jovens que se espancam, que agridem, que matam por razões fúteis mas que para eles é uma questão de pura contrariedade daquilo que sempre tiveram como correto. Ações que aprenderam desde crianças e que nunca foram reprimidas, contrariadas, que jamais foram censuradas em seus atos "pequenos" mas que já demonstravam um desvio de caráter, de conduta.
Nós pais é que temos este dever de verificar por que caminho estamos trilhando com nossos filhos, que tipo de adolescente, adulto estou lapidando com nossos ensinamentos, uma simples roupa que minha filha acha por bem vestir numa ocasião que não é apropriada para tal pode levar a uma questão de "Bullying" entre os demais e isso temos de tratar com muito carinho e muito tato.
Por favor meus irmãos, meu apelo e minhas rogativas nessa hora é para que percamos um tempo, um precioso tempo de nossa vida para Educar nossos filhos, conversar com eles sobre determinados comportamentos, sobre como tratar aos demais, desde cedo, pois do contrário estaremos criando adolescentes sujeitos a sofrerem em nossa sociedade, pois podem não cometer uma infração mas  tornarem-se vítima dela.
Uma outra situação que podem ser atingidos é de sentirem-se excluídos, maltratados e com isso acabarem sofrendo com uma depressão e levar a consequências bem mais graves atentando até contra a própria vida ou a de outrem.

Educação, necessidade de todo ser humano para saber lidar com as situações que a vida lhe apresenta. seja consigo, seja com outros, para que venha a ter uma vida de paz e de amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não se perturbe o teu coração. – Crê em Deus..."

O lar

Que as bençãos do Pai de Amor e Bondade sejam presentes na vida de cada um de nós. Que o Mestre Jesus consiga penetrar em nossos corações, t...