quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Céu e Inferno Interiores




Há uma lenda oriental que diz o seguinte:
Havia um velho samurai, muito maldoso, terrível e temido por sua violência e pela maneira cruel com que decapitava seus inimigos.
Uma vez, estando este em conflito foi à procura de um monge antigo, muito conhecido por sua paciência e sabedoria, o qual morava sozinho numa montanha.
Chegando a presença do sábio, um homem velho, de estatura pequena, olhar sereno e tranqüilo, o samurai com toda a sua arrogância interrogou.
- Me disseram que você é um sábio e eu vim aqui para que me responda a seguinte pergunta: -
- O que é o céu e o inferno, onde estão?
O monge, sempre mantendo o equilíbrio, respondeu-lhe:
- Eu não vou ensinar nada a você, veja sua fisionomia, está todo sujo, mal trapilho, sua espada enferrujada, barba mal feita, aspecto terrível, és uma vergonha para sua classe.
O samurai encheu-se de cólera, sua expressão mudou rapidamente, pegou sua espada e preparou um golpe fatal contra o monge que o ofendeu.
Quando levantou sua espada, cheio de ira olhando para o sábio, este o interrompeu:
- Está vendo, aí começa o inferno!
O samurai se surpreendeu, estancou o golpe e embainhou sua espada, olhando para o monge, assustado com a atitude daquele pequeno homem.
Saiu dali, apressado, apavorado, pensando em sua atitude e nas palavras do monge, franzino, pequeno e de muita serenidade e sabedoria.
Passaram-se tempos em que aquele samurai refletia sobre aquele momento e naquelas palavras e, alguns meses depois, resolveu retornar até a montanha para falar com aquele homem sábio.
Chegando a presença do monge, o samurai baixou a cabeça e falou serenamente:
- Muito obrigado mestre, por sua coragem e sabedoria! Você arriscou sua própria vida para ensinar-me sobre o que era o inferno e eu envergonhado, venho aqui para lhe agradecer e pedir-lhe desculpas pela minha atitude impensada.
O sábio olho-o nos olhos e disse:
- Está vendo, aí começa o céu!

 
Moral da história: O Céu e o Inferno encontram-se dentro de nós, nos colocamos em um deles conforme nossas atitudes, nossos pensamentos, em nossas ações diárias. Isso determina nossa paz e nossa felicidade.

Fonte: Autor desconhecido – retirado da Internet

Pesquisa: Miguel_@ngelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não se perturbe o teu coração. – Crê em Deus..."

O lar

Que as bençãos do Pai de Amor e Bondade sejam presentes na vida de cada um de nós. Que o Mestre Jesus consiga penetrar em nossos corações, t...