domingo, 24 de julho de 2011

Lembranças do Passado


Nossas lembranças do passado nos são obscurecidas para que não atrapalhem nosso livre-arbítrio, note que dissemos obscurecidas e não “esquecidas totalmente”.
Nossas intuições são a prova desta afirmação, pois temo-las como ferramentas para auxiliar-nos a todo o momento em que tomamos uma decisão. Sempre nos interrogamos de como deveremos agir em uma determinada circunstância e nossa consciência nos faz recordar uma experiência ou situação já vivida, ou seja, do nosso discernimento do que é certo ou errado.
Imaginemos que no passado tivemos um grande rival, no qual muitos embates travamos juntos, muita crueldade de ambas as partes marcaram nossa pretérita existência e hoje, para que possamos pôr um fim a essas diferenças, viemos a encarnar numa mesma família. Seremos hoje, pai e filho, irmãos, cônjuges ou qualquer outro parentesco. Ou ainda talvez sejamos sócios, amigos ou participemos de um mesmo círculo qualquer. Como seria nossa relação em comum, como lidaríamos com as reminiscências do passado, como agiríamos?
Isso certamente seria para nós um grande tormento, atrapalharia sobremaneira o triunfo de nosso progresso, o comprometimento com a reparação de nossas faltas.
Além do mais, temos de analisar que nossa posição pode também se tornar motivo para exaltar nosso orgulho, fazendo-nos sentir superiores a quem deveríamos tratar com igualdade, como irmãos e que, no entanto nossos sentimentos não nos permitem descer do pedestal em que nos colocamos.
Assim achamo-nos a humilhar, desprezar, rechaçar aqueles que estariam aqui e agora para nos auxiliar e serem auxiliados na atual existência.
Há também um outro lado a se verificar, se nós é que nos encontrássemos no lado mais inferior em relação a esses irmãos, se hoje viéssemos numa situação de penúria, de lástima, necessitados de muito auxílio, precisando de caridade, mas, no entanto não encontrássemos nem mesmo no lar, o amor que tanto necessitamos. Somos rejeitados em todos os grupos sociais que freqüentamos, temos sempre respostas negativas a qualquer pedido, passando a nos sentir abandonados, desgraçados.
De que adiantariam as lembranças de nossa existência anterior nestas situações, seria um alívio ou um tormento ainda maior. Mudariam nossas relações, melhoraria nosso comportamento? São perguntas que nos surgem e que pegam a nos surpreender em alguns casos. Para alguns indivíduos isso parece ser um alívio ou uma cura, para outros seria mesmo um entrave maior, métodos há para que com o auxílio de espíritos iluminados e superiores poderemos obter alguma informação que nos será de algum modo útil em determinado tratamento, em um tipo de alívio que estamos necessitados e que nosso merecimento está devidamente em acordo para com a graça a ser atingida.
Deus, soberanamente bom e justo, nos coloca na posição correta em precisamos para enfrentar todas as provas que necessitamos para melhorarmos. Nosso livre-arbítrio é que ditará se teremos coragem e fé suficientes para enfrenta-las.Nossa fuga a esses compromissos atrasa nosso progresso, fazem-nos estagnar no ponto em que nos encontramos.
Portanto sempre ao depararmos com um obstáculo, reflitamos, o que o Pai quer de nós? O que significa esse Seu aviso em nosso caminho? Resignemos-nos diante das dificuldades, por maior que nos pareçam, agradeçamos a Deus pela força que nos dá para suportarmos a dor. E saibamos administrar nossos problemas, sigamos em frente de cabeça erguida, certos de que o Pai coloca seus Ministros ao nosso lado para nos acompanhar, conduzir e proteger.
O que tivermos que nos lembrar de nosso pretérito, certamente virá na intuição destes espíritos iluminados, que com a permissão de Deus nos mostrarão de alguma forma o que nos é cabido saber, na hora em que se achar necessária e conforme nosso merecimento.
Lembremos sempre é dos ensinamentos do Mestre Jesus que nos diz:
“- Amai a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo”.
 Eis aí toda Lei e os profetas.
Sigamos assim e que Deus Pai, nos ilumine e abençoe.
  
Miguel_@ngelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não se perturbe o teu coração. – Crê em Deus..."

O lar

Que as bençãos do Pai de Amor e Bondade sejam presentes na vida de cada um de nós. Que o Mestre Jesus consiga penetrar em nossos corações, t...